sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Introdução

Olá, este blog irá servir para o trabalho de literatura do GEO Tambaú, retratando a banda Os Mutantes que foi uma das bandas da época da ditadura militar, e também uma das bandas que protestavam sobre isso.

Os mutantes é uma banda brasileira de rock psicodélico formada no ano de 1966, em São Paulo, por Arnaldo Baptista (baixo, teclado, vocais), Rita Lee (vocais) e Sérgio Dias (guitarra,baixo, vocais). Acrescidos de Liminha (baixo) e Dinho (bateria), os Mutantes mostraram que o rock brasileiro estava antenado com o que de melhor se fazia lá fora, apesar da ditadura militar que proibia tudo, inclusive importar bons instrumentos. É por isso que a volta do grupo, anos atrás, foi bem vista por alguns, já que colocou o grupo em perspectiva mundial.

A banda é considerada um dos principais grupos do rock brasileiro. Além do inovador uso defeedback, distorção e truques de estúdio de todos os tipos, os Mutantes foram os pioneiros na mescla do rock and roll com elementos musicais e temáticos brasileiros. Outra característica do grupo era a irrevêrencia. Se antes dos Mutantes, o gênero no Brasil era basicamente imitativo, a partir do pioneirismo de Arnaldo, Sérgio e Rita, abriu-se o caminho do hibridismo. Os Mutantes iniciou suas atividades em 1966, como um trio, quando se apresentaram em um programa da TV Record, até terminar em 1978 com apenas Sérgio Dias como integrante original. Ao longo destes doze anos, foram gravados nove álbuns - sendo que dois deles, O A e o Z e Tecnicolor, foram lançados apenas na década de 1990. Foi nessa década que foi reconhecida no cenário do rock nacional e internacional a importância dos Mutantes como um dos grupos mais criativos, dinâmicos, radicais e talentosos da era psicodélica e da história damúsica brasileira e mundial.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog. Vamos conhecer melhor esse grupo.
    Um abraço,
    Gilsa.

    ResponderExcluir