segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado


Talvez o melhor disco da carreira dos Mutantes, A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado marca a ruptura do grupo com a Tropicália em busca de uma leitura mais rock. A banda atinge a maturidade artística em um ano trágico para o país, mesmo com a conquista do tricampeonato mundial, no México, em 1970. Além disso,houve a estréia bem sucedida de Rita Lee na carreira-solo. Apesar de tudo isso, os Mutantes produziram um disco absolutamente clássico, cheio de grandes canções.

A vida para os Mutantes estava muito estranha no final de 1969. A ditadura militar, o conservadorismo e as poucas perspectivas para uma banda tão satírica e com uma proposta avançada para os padrões, deixavam o grupo numa saia justa. Por esse motivo, o grupo resolveu dar um tempo após entregar à gravadora um novo disco pronto.

O grupo já era, efetivamente um quinteto, com Dinho Leme e Liminha, embora no encarte do disco o grupo ainda seja creditado apenas ao trio original. Mas o que A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado” entregava ao público era algo ousado demais para o Brasil de Médici e da Jules Rimet. Sim, os Mutantes mostrava que estavam afiadíssimos!

Assim começava o disco, com "Ando Meio Desligado", um dos maiores clássicos do grupo e uma das grandes faixas psicodélicas da história. Rita em uma voz baixa, sensual, um piano tocado por Arnaldo e um belíssimo solo de guitarra por Serginho.

O disco causou muita polêmica, a começar pelas fotos da capa e contra-capa. Na capa, reproduz uma ilustração do "Inferno de Dante", de Dante Alighieri, uma montagem feita no jardim da casa dos Baptista.E se a capa era ousada, a contra-capa nem se fala, onde a doce e - aparentemente frágil - Rita divide a cama com Arnaldo e Sérgio, tendo Dinho Leme, ao fundo, como se fosse um guarda-costas tomando café.

Ando meio desligado

(Arnaldo Baptista / Rita Lee / Sérgio Dias)

Ando meio desligado
Eu nem sinto
Meus pés no chão
Olho e não vejo nada
Eu só penso se você me quer

Eu nem vejo a hora de lhe dizer
Aquilo tudo que eu decorei
E depois do beijo que eu já sonhei
Você vai sentir mas por favor, não leve a mal

Eu só quero
Que você me queira
Não leve a mal

© 1970 Warner Chappell





Um comentário:

  1. Na época da ditadura,praticamente tudo era proibido e censurado,essa canção pode até não mostrar muita coisa,mas as fotos que a banda usou nesse seu disco,"Ando Meio Desligado",foram muito ousadas,muito polêmicas para aquela época,e o interessante é que mesmo a banda sabendo que podia ser presa por alguma irregularidade imposta pelo governo ditador daquela época,fazia composições contendo metáforas,isto é,que tinham um conteúdo subentendido relacionado com críticas sociais e políticas.

    ResponderExcluir